Últimas notícias

    Warning: simplexml_load_file(https://ultimosegundo.ig.com.br/rss.xml): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.0 502 Bad Gateway in /home/revistarcp/public_html/topo.php on line 415

    Warning: simplexml_load_file(): I/O warning : failed to load external entity "https://ultimosegundo.ig.com.br/rss.xml" in /home/revistarcp/public_html/topo.php on line 415

    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/revistarcp/public_html/topo.php on line 418
news-details

Unijore- assessoria
unijore@gmail.com

Ao assumir a Secretaria de Cultura de Maringá, o secretário Miguel Fernando vem mostrando competência  em relação as reivindicações de um grupo de escritores da cidade, que, através de ofício da União dos Profissionais das Artes, Jornalismo e Literatura- Unijore-  que protocolou  na SEMUSC a Lista Quíntupla de Reivindicações (LQR).

Dos 5 pedidos do documento, faltam apenas duas reivindicações serem atendidas. e algumas adequações à reivindicação da legitimidade presencial nas convocações do projeto que setoriza interesses ao invés  da municipalização geral da cultura. O ideal seria que cada setor com representatividade, recebesse local e hora das reuniões.

Existem razões: Parece haver certo comodismo em relação ao uso da rede social como principal ferramenta de comunicação obrigando consultas ininterruptas do público interessado ao face book, além de provocar uma competividade para saber quem reproduz primeiro a informação, as vezes beneficiando acesso privilegiado para pessoas ligadas ao movimento cultural.

Os três dos pedidos da Lista Quíntupla
de Reivindicações (LQR)  já executados



1- Foi aprovada a reivindicação, registrada no Caderno D de O Diário do dia 6 de junho com a manchete “Autores de Maringá querem maior valorização de suas obras”. Todas as bibliotecas já oferecem esse espaço aos escritores locais.  A Biblioteca “Professora Maria Aparecida da Cunha Soares”, mais conhecida como Biblioteca das Palmeiras - por se localizar no Bairro das Palmeiras - foi a 1ª. a inaugurar esse espaço.

2 -  Foi criado o “Espaço Escritor” em uma das alas vazias Teatro Calil Haddad, onde o produtor cultural poderá lançar suas obras e criações.

 3) Ter sempre um agente representando sua associação de classe em reuniões de interesse cultural da população, viabilizada através do projeto “Diálogo Setorial da Cultura” Esses diálogos, embora setoriais, estão sendo abertos para todos os ativistas culturais da cidade.

4- AINDA NãO VIABILIZADO:  Falta ainda a Sala do Escritor, a exemplo que existe no Fórum de Maringá, que possui a Sala do Advogado, que deverá ser viabilizada em caráter definitiva com a reforma das instalações da Biblioteca Central. Provisoriamente uma sala seria improvisada nas instalações provisórias da Biblioteca Central.


5) AINDA NãO VIABLIZADO: acesso grátis ou facilitado nas apresentações artísticas que utilizem os espaços culturais do Município para sócios regulares de entidades culturais organizadas, identificados com documento contendo foto e demais informações.

Livro 2021
Enquete

Se estiver no primeiro mandato, quais as chances do prefeito de sua cidade se reeleger ?


Todas

Nenhuma

Poucas